Receita de Acarajé e Vatapá

Acarajé e Vatapá, aprenda como fazer esses pratos típico da Culinária Baiana. Também é muito frequente na culinária do Pará, onde sofre alterações nos ingredientes.

Receita de Acarajé e Vatapá

 Tempo de preparo: Mais de 2 horas Serve: 10 porções

O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Pode ser preparado com camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A sua consistência é cremosa.

Também é muito famoso no Amazonas, Amapá e no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e de outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira. São, disso, exemplos, o angu e a feijoada, entre outros.

Receita de Acarajé e Vatapá

RECEITA DE VATAPÁ

Ingredientes

  • 300 g de camarão seco
  • 3 pães franceses
  • 400 ml /2 vidros de leite de coco
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
  • 1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 4 colheres (sopa) de gengibre picado
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
  • 1/2 xícara (chá) de coentro picado
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Com uma faquinha, retire as cabeças dos camarões. Coloque-os dentro de uma tigela com água e deixe de molho. Troque a água de 15 em 15 minutos. Faça isso 8 vezes.
  2. Numa tigela com água, coloque os pães e deixe de molho por 15 minutos. Escorra e aperte bem entre as mãos para tirar todo o excesso de água. Reserve.
  3. Escorra os camarões. Transfira-os para o liquidificador e junte o leite de coco, o azeite de dendê, a castanha e os pães molhados.
  4. Bata aos poucos, dando intervalos (de preferência use o botão “pulse” do liquidificador) pois os ingredientes formarão uma massa grossa, difícil de ser batida.
  5. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho. Mexa bem e refogue por 5 minutos. Junte o pimentão e o gengibre e refogue por mais 5 minutos.
  6. Transfira a mistura do liquidificador para a panela com os pimentões e mexa muito bem. Cozinhe por 15 minutos sem parar de mexer. Abaixe o fogo, junte a salsinha e o coentro picados. Sem parar de mexer, cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo. Reserve.

RECEITA DE ACARAJÉ

O Acarajé e o Vatapá é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira, o Acarajé é feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá e caruru (todos estes, também pratos típicos da culinária da África e cozinha da Bahia).

Ingredientes

  • 500 g de feijão-fradinho
  • 6 g de cebolas
  • 500 ml de óleo de canola
  • 500 ml de azeite de dendê
  • 2 xícaras (chá) de vatapá
  • 150 g de camarão seco
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Num processador de alimentos, coloque os feijões inteiros e crus, e bata por alguns segundos, apenas para quebrar os grãos, sem deixar virar uma farinha.
  2. Transfira os feijões para um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por, no mínimo, 12 horas. Mexa os feijões com uma colher e retire as cascas que sobem à superfície com uma peneirinha. Repita este procedimento várias vezes. Em seguida, lave os feijões sob água corrente.
  3. Descasque 5 cebolas e corte-as em cubos grandes.Preserve uma cebola inteira e com casca.
  4. Num processador, bata os feijões e as cebolas cortadas por 3 minutos, ou até obter uma pasta lisa e uniforme. Tempere com sal e bata novamente. Transfira a pasta do processador para uma panela grande e funda.
  5. Com uma colher de pau, bata a massa até que triplique de volume. Este processo é demorado, mas importantíssimo para a fermentação.
  6. Numa panela média, coloque o óleo, o azeite de dendê e a cebola com a casca e leve ao fogo alto para aquecer.
  7. Modele os acarajés com duas colheres de sopa: passe a massa de uma colher para a outra até ganhar o formato de bolinho.
  8. Frite os bolinhos no óleo bem quente por 3 minutos de cada lado. Durante o processo, regule a temperatura do óleo abaixando ou subindo a chama do fogo conforme necessário para não queimar os bolinhos.
  9. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque num prato com várias camadas de papel-toalha.
  10. Corte os bolinhos ao meio e recheie com vatapá. Coloque o camarão seco dentro do acarajé, feche e sirva a seguir.

Você vai adorar, Bom apetite

Siga nos em nossas redes Instagram e Pinterest se gostou contribua apoiando o site

Receitas-brasileiras

O site Receitas Brasileiras foi criado para informar seus leitores de forma simples e fácil receitas culinárias de qualidade tradicionais com foco na cultura Brasileira, envolvendo o leitor com experiencias de varias outras culturas pelo mundo.

View Comments

Recent Posts

Receita de Gelatina Mosaico

Receita de Gelatina Mosaico, divertida e deliciosa, colorida e fácil de fazer, anote a  Gelatina…

51 minutos ago

Receita de Queijo Manteiga Caseiro

Receita de Queijo Manteiga Caseiro, aprenda como fazer o famoso queijo caseiro manteiga, simples e…

2 horas ago

Receita de Pudim de Pitaya

Receita de Pudim de Pitaya, aprenda como fazer esse pudim delicioso com a famosa dragon…

3 horas ago

Receita de Farinheiras tradicional

Receita farinheira tradicional, como fazer esse enchido típico de Portugal, foi criado pelos judeus portugueses…

4 horas ago

Receita de Salmão ao Forno com Batatas

Receita de Salmão ao Forno com Batatas, aprenda como fazer em casa essa delicia de…

6 horas ago

Receita de Rolo de Carne Moída Recheado

Receita de Rolo de Carne Moída Recheado, aprenda como fazer um rolo de carne moída simples…

11 horas ago

This website uses cookies.