Airfryer pode causar risco de câncer?

Airfryer pode causar risco de câncer? Afinal, o que a ciência diz sobre a formação da acrilamida e seus riscos pra saúde na airfryer.

Cientista explica se os alimentos preparados na panela a partir de uma determinada temperatura realmente podem causar câncer 

O preparo de alimentos na airfryer realmente pode causar risco de câncer? Isso é o que muitos especialistas em saúde sugerem ao alertar sobre o uso incorreto da fritadeira de ar. E uma das principais alegações contra a panela é o aumento da acrilamida nos alimentos, decorrente do efeito Maillard.

Essa mobilização surge no momento em que a airfryer já se tornou um dos eletrodomésticos mais populares hoje em dia. Não é de se surpreender esse tipo de alerta gere um certo pânico entre os usuários do equipamento. Mas será que isso é realmente um problema para a saúde?

Airfryer pode causar risco de câncer?
Airfryer pode causar risco de câncer?

Afinal, a airfryer representa perigo para a saúde?

Para entender o que realmente acontece à saúde devido ao aumento do consumo da acrilamida por causa da airfryer, a cientista explica.

A acrilamida é uma substância formada quando alimentos ricos em açúcares e no aminoácido asparagina são cozidos a temperaturas acima de 100ºC. Isso inclui batatas, cereais e até café.

E a airfryer não é a única responsável por isso. Qualquer método de cozimento que envolva altas temperaturas pode gerar acrilamida, como fritar com óleo, assar no forno ou até grelhar. O que importa é a temperatura e o tempo de exposição ao calor.

Um estudo de 2015 comparou o preparo da batata frita por fritura normal com óleo e por ‘fritura’ na airfryer, e mostrou que fritar a batata com óleo gera cerca de 90% mais acrilamida do que na airfryer.

“Isso porque a temperatura que o óleo atinge é maior do que a do ar no equipamento, e quanto maior a temperatura e maior o tempo de cozimento, maior a geração de acrilamida”, explica. 

Quais são os reais riscos da acrilamida consumida nos alimentos preparados na airfryer

A acrilamida realmente é uma substância tóxica, mas isso acontece quando é inalada em grandes quantidades, ressalta a especialista. 

Quanto à relação com o câncer, os estudos mostram que, para os humanos, seria necessário consumir uma quantidade muito maior do que a encontrada na comida para que houvesse algum risco, e isso não ocorre na nossa alimentação diária.

Para acalmar a tensão que rodeia a airfryer, ela afirma que o problema não está na panela, mas na forma como o alimento é cozido em qualquer equipamento de alta temperatura.

No entanto, até o momento, todas as pesquisas indicam que a quantidade de acrilamida gerada no nosso dia a dia não representa um risco significativo para a saúde. 

A airfryer é um dos aparelhos domésticos mais utilizados no dia a dia, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado em alguns pontos para não cometer erros.

A airfryer se tornou um verdadeiro aliado na cozinha, oferecendo praticidade e receitas deliciosas. No entanto, como qualquer outro eletrodoméstico, usá-la de forma incorreta pode comprometer tanto o sabor e durabilidade do aparelho, quanto a segurança da sua casa. Para garantir refeições perfeitas e evitar frustrações, é importante conhecer os erros mais comuns ao cozinhar na airfryer e, claro, saber como evitá-los. Venha entender melhor agora no TudoGostoso para que você tire o máximo proveito do seu equipamento e impressione em cada receita!

Sobrecarregar a airfryer

Colocar muitos alimentos de uma só vez impede que o ar quente circule adequadamente, resultando em comida mal cozida ou pouco crocante. Cozinhe em porções menores e certifique-se de que há espaço entre os alimentos para que o ar circule uniformemente.

Não preaquecer a airfryer

Pular o pré-aquecimento pode fazer com que os alimentos cozinhem de forma desigual ou demorem mais tempo para ficar prontos. Pré-aqueça a airfryer por 3-5 minutos antes de adicionar os alimentos, especialmente para receitas que ficam melhores com uma textura mais crocante.

Esquecer de virar os alimentos

Deixar os alimentos na mesma posição durante todo o cozimento pode resultar em partes muito crocantes e outras extremamente mal cozidas. Sacuda ou vire os alimentos na metade do tempo de cozimento ou de 5 em 5 minutos.

Não configurar a temperatura e o tempo

Utilizar a aifryer em temperaturas muito altas pode queimar a parte de fora do alimento enquanto o interior dele fica cru. Siga as instruções das receitas e ajuste o tempo/temperatura conforme o tipo e o tamanho do alimento. Na dúvida, abra o cesto da airfryer de tempos em tempos, vire, e veja se está no ponto que você deseja. Experimente e ajuste conforme suas preferências. A airfryer é um utensílio versátil, mas é preciso prática para atingir os melhores resultados.

Não limpar com constância

Acúmulo de resíduos pode alterar o sabor dos alimentos ou até causar fumaça. Quanto mais demorar para lavar, mais a sujeira vai ficar dura e difícil de sair. Por isso, lave a cesta e o compartimento após cada uso e remova resíduos acumulados

Você vai adorar, Bom apetite

1 comentário

  1. […] Airfryer pode causar risco de câncer? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *