Alfarroba o que é, Ela também oferece uma boa quantidade de fibras ao organismo, auxiliando no combate ao colesterol e na redução de gorduras localizadas.
Em termos de calorias, a alfarroba e o cacau estão praticamente empatados. No entanto, o cacau tem sabor mais amargo e precisa de uma maior quantidade de açúcares para que seu gosto fique mais compatível ao nosso paladar. A alfarroba, por sua vez, já é naturalmente adocicada, além de ter um índice de gorduras muito mais baixo.
A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.
O chocolate é uma das guloseimas mais apreciadas no mundo, mas também uma das mais calóricas. Para satisfazer o desejo dos chocólatras que estão de dieta, a dica é substituir o doce feito com cacau, por alimentos com alfarroba. Típica da região do mediterrâneo, a alfarroba é uma espécie de vagem, com sabor bastante similar ao do chocolate, que oferece diversos benefícios à saúde.
O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias – daqui as palavras «Karat» e «Kilat».
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio – tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
A alfarroba, também designada por “chocolate saudável” é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.
Composição química da alfarroba:
Como consumir
Depois de ser retirada do pé, as sementes de alfarroba são removidas da vagem, torradas e moídas, dando origem a uma farinha escura e doce, que dispensa a adição de açúcares ou adoçantes. Apesar de ser utilizada no preparo de bolos, pães e bombons, a melhor maneira de consumir farinha de alfarroba é crua, pois seus nutrientes ficam mais preservados.
Você vai adorar, Bom apetite
Receita de Karaage Frango Frito Japonês, aprenda como fazer karaage (空揚げ o 唐揚げ ou から揚げ…
Receita de Hambúrguer de Siri, aprenda como fazer o famoso lanche do Siri Cascudo, receita…
Receita de Pão de Cenoura, aprenda com essa receita simples e fácil como fazer essa…
Receita de Lombinhos de Peixe com Molho de Natas, aprenda com essa receita simples e…
Receita de Bacalhau Recheado com Presunto, como fazer bacalhau em sua casa com recheio encorpado…
Receita de Bolo de Noz e Pinhão, aprenda com essa receita como fazer esse delicioso…
This website uses cookies.