Peneire a farinha e coloque-a num recipiente largo, no centro desta faça uma cova e adicione as gemas, o sal, a manteiga derretida e arrefecida e o fermento de padeiro dissolvido num pouco de água morna.
Misture estes ingredientes e comece a trabalhar a massa.
Junte o açúcar ao leite morno e mexa bem para que se dissolva.
Vá juntando, aos poucos, o leite à massa até que esta atinja uma consistência maleável e faça bolhas (caso seja necessário, acrescente um pouco mais de leite).
Trabalhe a massa puxando-a para a frente e depois de novo para trás, para lhe dar elasticidade, fazendo este processo durante uns minutos.
Coloque a massa num recipiente enfarinhado, cubra-o com película aderente, tape com um pano quente e ponha em local aquecido e sem correntes de ar, para levedar até dobrar de volume (cerca de 1 hora).
Entretanto faça a calda de açúcar levando ao fogo 100 ml de água juntamente com 1 colher de sopa de açúcar, mexendo até que este último se dissolva. Deixe arrefecer.
Depois da massa ter levedado, sove-a para que o ar saia.
Em seguida, coloque-a sobre uma bancada enfarinhada e estenda-a com o rolo da massa e formando um retângulo de massa fina.
Com uma régua escolar meça o retângulo e divida-o em quadrados de 10cm por 10cm (ou 12 por 12).
Pincele cada quadrado com a calda de açúcar.
Forre dois tabuleiros com papel vegetal (previamente untado com margarina e polvilhado com farinhe coloque os quadrados de massa virados de forma a parecerem um losango e com a parte pincelada virada para cima.
Coloque bastante creme (feito no momentem todo o losango, excepto nas duas pontas laterais.
Una estas duas pontas opostas fazendo com que se toquem ligeiramente no centro do bolinho.
Execute este processo até não ter mais massa e creme.
Em seguida cubra os bolos com um pano e deixe levedar por mais 30 minutos.
Após este tempo, pincele toda a massa exposta, de cada um dos bolos, com a calda de açúcar e coloque uma cereja cristalizada no centro do bolo, no lugar exato onde as duas pontas do losango se unem.
Leve ao forno a 190ºC (marca 5 no fogão a gáaté que se encontrem bastante dourados (cerca de 30 a 40 minutos).
View Comments
delícia