Servido tradicionalmente na Páscoa, o bacalhau é um peixe rico em nutrientes e com baixo teor de gordura, que oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças cardiovasculares. Contudo, devido a seu processo de preparação, que envolve salgá-lo para desidratar a carne e preservar o produto por um longo período, o consumo pode não ser indicado para pessoas com hipertensão.
Cardiologista e especialista em hipertensão arterial, explica: “Mesmo após dessalgá-lo, o bacalhau ainda concentra uma grande quantidade de sal. A cada 200g do peixe, pode haver até 5g, dependendo do método de preparação e do tempo de salga, valor esse que excede a recomendação diária para os pacientes hipertensos”.
Riscos do excesso de sal
O alto consumo de sal é um problema de saúde pública em diversos países. No Brasil, a população consome cerca de 12g por dia, mais que o dobro do recomendado.
Como consequência desse e de outros maus hábitos, o número de pessoas com hipertensão aumenta a cada ano. “Atualmente, a pressão alta atinge mais de 30 milhões de brasileiros.
A doença é preocupante porque é silenciosa e causa danos ao coração, aos rins e ao cérebro sem apresentar sintomas, em estágios iniciais”, alerta o especialista.
Você vai adorar, Bom apetite
2 comentários sobre “Bacalhau os riscos para quem tem hipertensão”
Perfeito