Receita de Bobo de Camarão Moda Potiguar, aprenda como fazer um Bobó de camarão simples e fácil que é um prato típico da culinária brasileira.Como fazer Bobo de Camarão Moda Potiguar
Decore com camarões fritos ou cozidos. cheiro verde ou pimenta se preferir.
Notes
De consistência cremosa, feito com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de aipim e mais azeite de dendê (opcional), gengibre e camarões secos (opcionais). É servido acompanhado de arroz branco, mas também pode ser servido com pirão. Bobo de Camarão Moda Potiguar, Em Natal o prato, de execução simples, possui quatro elementos básicos: a macaxeira e o leite de coco que dão o toque adocicado, o azeite de dendê que dá o gosto condimentado característico e o camarão, elemento de sabor marcante e definido. Bobo de Camarão Moda Potiguar O Bobó de Camarão é um prato de origem africana, provavelmente com grande influência indígena, une ingredientes típicos brasileiros como o aipim, azeite de dendê e o camarão, com poucas variações. Considerado um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia, tratava-se inicialmente, de um creme pouco consistente feito de inhame, vinagreira, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e um pouco de camarão seco, podendo ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento. O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram ficando sofisticados com o acréscimo, à massa básica, de frutos do mar (camarão fresco, caranguejo desfiado, mexilhão, bacalhau, etc.), previamente refogados.
De consistência cremosa, feito com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de aipim e mais azeite de dendê (opcional), gengibre e camarões secos (opcionais). É servido acompanhado de arroz branco, mas também pode ser servido com pirão.
Bobo de Camarão Moda Potiguar, Em Natal o prato, de execução simples, possui quatro elementos básicos: a macaxeira e o leite de coco que dão o toque adocicado, o azeite de dendê que dá o gosto condimentado característico e o camarão, elemento de sabor marcante e definido.
Receita de Bobo de Camarão Moda Potiguar
ingredientes
2 Kg de macaxeira
3 Kg de camarões
. 1 cpco de tamanho médio
Azeite de dendê
Cebola e coentro
Cheiro verde,
Pimenta de cheiro
1 pimentão verde
Alho e sal a gosto
Modo de Preparo
Etapa 1 – Preparando o leite de coco
Rale o coco e passe no liquidificador com um copo de água quente para obter um leite grosso.
Coe e reserve.
Continue a bater o restante do coco com mais água até retirar todo leite.
Coe e reserve.
Etapa 2 – Preparando o creme de macaxeira
Cozinhe a macaxeira com um pouco de sal e deixe esfriar; retire os fiapos e corte em pequenos pedaços.
Coloque a macaxeira no liquidificador junto com o leite de coco ralo, bata até obter uma mistura homogênea
Se precisar, bata a macaxeira com a própria água em que foi cozido. Obs. Se quiser um sabor mais forte no bobó, faça um caldo com as cabeças do camarão e use para bater a macaxeira.
Etapa 3 – Preparando o camarão
Lave os camarões ainda com casca em água corrente e depois em água de limão.
Escorra bem, acrescente sal com cuidado para não salgar muito e leve ao fogo para um pré-cozimento.
Revire os camarões na panela de vez em quando até que todos estejam bem vermelinhos.
Em outra panela, doure a cebola, coloque os camarões, e faça um refogado a seu gosto.
Acrescente o leite de coco mais grosso que estava reservado, o coentro e a pimenta de cheiro.
Deixe levantar fervura e desligue o fogo.
Etapa 4- Finalizando
Misture o camarão com o creme de macaxeira, prove o sal e regue com o azeite de dendê, o suficiente para dar sabor e uma bela cor.
Decore com camarões fritos ou cozidos. cheiro verde ou pimenta se preferir.
Observações
Bobo de Camarão Moda Potiguar
O Bobó de Camarão é um prato de origem africana, provavelmente com grande influência indígena, une ingredientes típicos brasileiros como o aipim, azeite de dendê e o camarão, com poucas variações. Considerado um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia, tratava-se inicialmente, de um creme pouco consistente feito de inhame, vinagreira, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e um pouco de camarão seco, podendo ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento. O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram ficando sofisticados com o acréscimo, à massa básica, de frutos do mar (camarão fresco, caranguejo desfiado, mexilhão, bacalhau, etc.), previamente refogados.
Você vai adorar, Bom apetite
Siga nos em nossas redes Instagram e Pinterest se gostou contribua apoiando o site
Receitas-brasileiras
O site Receitas Brasileiras foi criado para informar seus leitores de forma simples e fácil receitas culinárias de qualidade tradicionais com foco na cultura Brasileira, envolvendo o leitor com experiencias de varias outras culturas pelo mundo.
View Comments
delícia