Receita de Cassulê Brasileirinho, aprenda como fazer essa delicia gastronômica em sua casa, fácil simples e delicioso.O cassoulet é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d’oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, linguiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.Como fazer Cassulê BrasileirinhoTempo de preparo: 1h30min, Rende + de 10 porções porções.
Colocar o feijão de molho por mais ou menos 1 hora.
Enquanto isto, limpe os pescoços de frango, descartando peles.
Refogar os pescoços em panela de pressão com óleo, alho, 2 cebolas, 2 tabletes caldo galinha, corante, 3 litros de água,cozinhando por mais ou menos 40 minutos até que desmanchem.
Após cozidos, coloca-los para esfriar junto com todo o caldo.
Por último, cozinhar o feijão (ao dente) com água, 2 tabletes de caldo galinha e a pele do bacon.
Etapa 2:
Enquanto o feijão está cozinhando, picar as cebolas, as linguiças e o bacon.
Numa panela grande, fritar o bacon com as linguiças e a cebola.
Colocar corante.
Enquanto fritam, bater bem os pescoços com todo o seu caldo no liquidificador.
Passar tudo por uma peneira por duas vezes. Vai virar um creme.
Picar a salsa e cebolinha. Reserve.
Etapa 3:
Na panela das linguiças já fritas, misturar o feijão e o creme de pescoço de frango.
Engrossar com amido de milho.
Servir com arroz branco e batata palha.
Não esqueça de finalizar o prato com salsinha e cebolinha.
Notas
O cassoulet é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d’oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, linguiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.Põe-se o feijão de molho algumas horas antes que depois é cozido em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet.Três cidades, Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse, disputam a origem e o título de melhor variedade do prato desde a sua origem, provavelmente durante a Guerra dos Cem Anos. Porém o cozinheiro languedociano Prosper Montagné diz que “o cassoulet é o Deus da cozinha occitana: em Castelnaudary é o “Deus-pai”, o “Deus-filho” é o de Carcassonne, e o “Espírito Santo” é o de Toulouse.Na França, é muito comum se encontrar cassoulet já preparado em latas, variando o preço e ingredientes segundo a versão. As mais baratas contêm apenas feijão molho de tomate, alguns pedaços de carne de porco e salsichas baratas. Preparações mais caras usam gordura de ganso e também podem incluir salsichas de Toulouse, carne de ganso, cordeiro ou confit de pato.
O cassoulet é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d’oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, linguiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.
Põe-se o feijão de molho algumas horas antes que depois é cozido em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet.
Três cidades, Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse, disputam a origem e o título de melhor variedade do prato desde a sua origem, provavelmente durante a Guerra dos Cem Anos. Porém o cozinheiro languedociano Prosper Montagné diz que “o cassoulet é o Deus da cozinha occitana: em Castelnaudary é o “Deus-pai”, o “Deus-filho” é o de Carcassonne, e o “Espírito Santo” é o de Toulouse.
Na França, é muito comum se encontrar cassoulet já preparado em latas, variando o preço e ingredientes segundo a versão. As mais baratas contêm apenas feijão molho de tomate, alguns pedaços de carne de porco e salsichas baratas. Preparações mais caras usam gordura de ganso e também podem incluir salsichas de Toulouse, carne de ganso, cordeiro ou confit de pato.
Receita de Cassulê Brasileirinho
Tempo de preparo: 1h30min, Rende + de 10 porções porções.
ingredientes
1 kg de feijão branco
2 kg de pescoço de frango
1 kg de linguiça Toscana
+ou- 300 gramas de linguiça Calabreza
+ou- 300 gramas de Paio Defumado
+ou- 300 gramas de Bacon
4 cebolas brancas grandes
4 tabletes de caldo de galinha
amido de milho para engrossar
corante
salsinha e cebolinha picadinhos
temperos e pimentas a gosto
Modo de Preparo
Etapa 1: Colocar o feijão de molho por mais ou menos 1 hora. Enquanto isto, limpe os pescoços de frango, descartando peles. Refogar os pescoços em panela de pressão com óleo, alho, 2 cebolas, 2 tabletes caldo galinha, corante, 3 litros de água, cozinhando por mais ou menos 40 minutos até que desmanchem. Após cozidos, coloca-los para esfriar junto com todo o caldo. Por último, cozinhar o feijão (ao dente) com água, 2 tabletes de caldo galinha e a pele do bacon.
Etapa 2: Enquanto o feijão está cozinhando, picar as cebolas, as linguiças e o bacon. Numa panela grande, fritar o bacon com as linguiças e a cebola. Colocar corante. Enquanto fritam, bater bem os pescoços com todo o seu caldo no liquidificador. Passar tudo por uma peneira por duas vezes. Vai virar um creme. Picar a salsa e cebolinha. Reserve.
Etapa 3: Na panela das linguiças já fritas, misturar o feijão e o creme de pescoço de frango. Engrossar com amido de milho. Servir com arroz branco e batata palha. Não esqueça de finalizar o prato com salsinha e cebolinha.
Excelente apetite!!!
Você vai adorar, Bom apetite
Receitas-brasileiras
O site Receitas Brasileiras foi criado para informar seus leitores de forma simples e fácil receitas culinárias de qualidade tradicionais com foco na cultura Brasileira, envolvendo o leitor com experiencias de varias outras culturas pelo mundo.
View Comments
delícia