Veja Chá de Camomila os Benefícios para Saúde, sabe o famoso chá de camomila? Quem não conhece, não é verdade? Pois além de ser muito gostoso possui diversos benefícios e não é somente ficar mais calmo, não…
Chá de Camomila os Benefícios para Saúde, Quais mais benefícios o chá de camomila possui?
Também conhecida pelos nomes populares de Margaça e Macela-nobre, a camomila é uma planta medicinal que possui ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante e também pode ser utilizada como material cosmético na pele e nos cabelos.
A camomila (Matricaria chamomilla) é uma das ervas mais antigas conhecida pela humanidade e pode ser utilizada para: enfeitar, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.
Antigos pesquisadores sendo atraídos pelo doce perfume da erva, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.
Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.
O chá também pode ser muito útil para as mamães, pois seu efeito acalma as cólicas e também poder ser usado na higiene do bebê, limpando as “crostinhas da cabeça”.
As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico.
Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.
O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.
Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos.
Por que a camomila tem todos esses efeito?
O segredo está no azuleno, o óleo essencial da camomila, muito utilizado pela indústria cosmética. Interessante, não?
Como fazer chá de camomila
Depois de conhecer para que serve a bebida, certamente você quer logo aprender como preparar o chá, não é mesmo?
Pois bem, antes de ver a receita de como fazer chá de camomila, é preciso que você separe os ingredientes necessários para ela: uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila e ½ litro de água.
Modo de preparo:
- Colocar a água no fogo dentro de uma panela e quando ferver, adicionar à camomila ao recipiente;
- Abafar durante 15 minutos e então coar;
- Servir-se e beber. Dica: para casos de insônia, a recomendação é tomar o chá uma hora antes de ir dormir.
Receita 2
O modelo apresentado acima é um dos métodos de preparo, mas não é o único. A seguir você confere outro tipo de receita.
Ingredientes:
- 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;
- 1 jarra com água quente.
Modo de preparo:
- Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara;
- Despejar a água quente no recipiente e deixar em infusão durante três minutos;
- Coar o chá, transportando-o para outra xícara. Dica: utilizar um coador próprio para chá, já que assim você não desperdiçará as flores de camomila;
- Servir-se e beber. Dica: para melhorar o sabor, você pode acrescentar um pouco de mel ou sumo de limão, só não esqueça que isso acrescentará calorias ao chá, caso o seu objetivo seja perder peso.
Efeitos colaterais e cuidados
Uma das reações negativas do chá de camomila é que ele diminui a libido. Outro problema que pode acontecer com o seu uso são reações alérgicas como erupção cutânea, choque anafilático, inchaço e dificuldade de respiração. Portanto, ele deve ser evitado por pessoas com alergia à tasneira, ao crisântemo, à calêndula, ao áster e a qualquer planta da família das margaridas ou ao pólen de alguma delas.
Como não existem muitos dados sobre os efeitos da bebida durante a gestação e de amamentação, a orientação é que as mulheres chequem com o médico suas dúvidas em relação ao uso do chá durante esses períodos. Já os pacientes que tomam remédios anticoagulantes não devem ingerir o chá de camomila. Para quem estiver tomando outro tipo de medicamento, o conselho é conversar com o médico para descobrir se o chá não pode interagir com a substância.
A orientação é que a dose diária de camomila fique entre oito e 15 g. Mesmo com todos os benefícios que mostramos acima, a bebida não pode substituir um tratamento ou remédio prescrito pelo médico, apesar de poder colaborar com ele. Por isso, não deixe de seguir as ordens de seu médico e utilize o chá de camomila simplesmente como um auxílio ao seu problema.
Observações
- As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
- E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada
- Este é um blog de receitas e dicas sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Você vai adorar, Bom apetite
perfeito