Use este método para obter mais segurança na hora de cozinhar os ovos. Quebrar o ovo faz com que você possa pular a primeira etapa, mas se estiver usando um micro-ondas, isso é altamente recomendado.
Cozinhar a gema separada da clara garante que cada parte possa ser cozida e ficar tão dura quanto desejado, além acabar com o risco de causar uma explosão.
Esse método não exige água, mas resulta em um ovo com textura de cozido.
Unte levemente duas tigelas. Usando um papel-toalha, esfregue manteiga ou um substituto dela em duas tigelas que possam ser utilizadas no micro-ondas. Se estiver cozinhando somente um ovo, é possível usar formas de pudim, mas você pode usar recipientes de qualquer tamanho.
Separe a clara da gema. Quebre o ovo com cuidado e separe as duas metades da casca com ele ainda dentro delas. Despeje a gema de uma metade da casca para a outra repetidamente até que toda a clara seja separada da gema. Coloque a gema em um recipiente e a clara em outro. Se estiver cozinhando mais do que um ovo, repita esse passo mantendo as gemas e claras em tigelas separadas.
Se não quiser fazer esse processo tedioso, quebre o ovo inteiro em uma tigela. No entanto, saiba que isso pode produzir uma clara muito líquida ou uma gema cozida demais, já que as duas partes cozinham em velocidades diferentes no micro-ondas.
Fure as gemas. Até mesmo a fina membrana que envolve a gema pode acumular pressão causada pelo aquecimento do líquido e explodir eventualmente, causando uma grande sujeira no micro-ondas. É possível evitar que isso aconteça furando-a com a ponta de uma faca ou garfo para deixar o vapor sair.
Cubra cada uma das tigelas. Diferentemente do que dizem alguns rumores, o papel filme pode ser usado seguramente nesta etapa, contanto que ele não toque a comida em si. O papel manteiga também pode ser usado.
Cozinhe a clara em potência baixa ou média. Se o micro-ondas tiver configuração de potência baixa ou média, use-a para cozinhar ovos ou outras receitas, já que o ovo pode passar do ponto facilmente e ficar borrachudo e superaquecido. Como é difícil de controlar a temperatura do alimento no micro-ondas, é melhor cozinhá-lo em etapas e checar periodicamente. Siga estas orientações para cozinhar ovos típicos de galinha:
O passo mais importante é remover a clara enquanto ela ainda estiver um pouco crua, antes de ficar completamente dura. Após a remoção do micro-ondas, o ovo vai continuar cozinhando em seu próprio calor.
Cozinhe uma clara (ou um ovo inteiro) por cerca de 30 a 60 segundos.
Cozinhe duas claras por cerca de 45 a 75 segundos.
Cozinhe quatro claras por cerca de dois minutos e 30 segundos até três minutos e 15 segundos.
Cozinhe a gema por cerca de 20 a 30 segundos por unidade. Remova a tigela contendo a clara e adicione a gema. Ainda na potência baixa ou média (se possível), cozinhe a tigela com a gema por 20 a 30 segundos para cada uma delas.
Se estiver cozinhando mais do que uma gema, para a cada 30 segundos para verificar o progresso. Remova a gema quando ela estiver um pouco mais macia do que o seu gosto.
Deixe o ovo descansar por dois minutos. O micro-ondas aquece a gordura do ovo em uma temperatura muito mais elevada do que a água fervente. Esse calor continua a cozinhar o ovo mesmo depois de removê-lo do micro-ondas.
Se após três minutos alguma parte do ovo não estiver dura o suficiente, cozinhe-o por mais 10 a 20 segundos.
Não existe um jeito de deixar um ovo cozido mais mole, portanto é melhor tentar fazer um ovo cozido um pouco mais mole.
View Comments
Perfeito