Dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea é um padrão alimentar saudável e tradicional com origem em países do Mediterrâneo. Caracteriza-se pelo consumo de alimentos integrais, como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais.
O azeite de oliva é a principal fonte de gordura, enquanto proteínas magras, como peixe e frango, são preferidas em relação à carne vermelha.
O consumo de peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 é privilegiado. Laticínios e vinho tinto podem ser consumidos com moderação.
Dieta DASH
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é um plano alimentar projetado para ajudar a prevenir e controlar a hipertensão arterial. Desenvolvida por pesquisadores dos Estados Unidos, a dieta é baseada em estudos científicos que mostram que a alimentação desempenha um papel fundamental na redução da pressão arterial e na promoção da saúde cardiovascular.
A dieta DASH enfatiza o consumo de alimentos ricos em nutrientes e baixos em sódio, que são conhecidos por ajudar a baixar a pressão arterial. Os principais princípios da dieta DASH incluem:
A dieta paleolítica, também conhecida como “dieta paleo,” consiste em alimentos não processados e naturais, como carnes magras, peixes, ovos, vegetais, frutas, nozes e sementes.
Alimentos modernos processados, grãos, laticínios e produtos açucarados são evitados. A ideia por trás da dieta é que os alimentos consumidos devem ser semelhantes aos disponíveis no período Paleolítico, antes da agricultura e da industrialização.
Acredita-se que a dieta paleolítica promova a saúde, fornecendo nutrientes essenciais e reduzindo o consumo de alimentos processados e ingredientes artificiais.
Inúmeros estudos mostram como a dieta e os alimentos que ingerimos no dia a dia têm impacto direto na prevenção da hipertensão (pressão arterial alta), tanto primária (evitando o seu aparecimento) como secundária (evitando o seu agravamento).
Em 2017, foi publicada uma grande revisão sistemática e meta-análise que investigou a associação entre o consumo de determinados grupos alimentares e o risco de hipertensão.
100 g de carne vermelha/dia (+14%)
50 g de carne processada/dia (+12%)
250 ml de bebidas açucaradas/dia (+7%)
De acordo com outra meta-análise, diferentes abordagens dietéticas são eficazes na redução da pressão arterial máxima (de -8,73 para -2,32 mmHg) e mínima (de -4,85 para -1,27 mmHg) 4 .
Você vai adorar, Bom apetite
Receita de Pão de Cenoura, aprenda com essa receita simples e fácil como fazer essa…
Receita de Lombinhos de Peixe com Molho de Natas, aprenda com essa receita simples e…
Receita de Bacalhau Recheado com Presunto, como fazer bacalhau em sua casa com recheio encorpado…
Receita de Bolo de Noz e Pinhão, aprenda com essa receita como fazer esse delicioso…
Receita de Enchiladas de Carne, aprenda como fazer simples e fácil a enchilada que é…
Receita de Pão Caseiro Fofinho, aprenda como fazer um pão fofinho caseiro, simples e fácil,…
This website uses cookies.