Receitas

Receita de Feijoada Tradicional

Feijoada Tradicional, como fazer a tradicional feijoada Brasileira, um prato típico simples, fácil e completa, anote a receita.

Imprimir

Feijoada Tradicional

Receita de Feijoada Tradicional, como fazer a tradicional feijoada Brasileira, um prato típico simples, fácil e completa, anote a receita.
Como fazer Feijoada Tradicional, Rende 6 porções
Curso Feijão, Guisado, Salgados
Cozinha Brasileira
Palavras-chave carnes, caseiro, feijão, feijoada, guisado, preto, receita, tradicional
Tempo De Preparação 30 minutos
Tempo Do Cozinheiro 1 hora 20 minutos
Tempo Total 40 minutos
Porções 6 porções
Calorias 280kcal
Autor Receitas-brasileiras

Ingredientes

  • 1 Kg de feijão carioca preto
  • ½ Kg de carne seca
  • ½ Kg de costelinha de porco
  • 1 unidades de linguiça
  • 100 gramas de toucinho
  • Tempero de alho e cebola pronto de sua preferência
  • Sal a gosto
  • 1 unidades de pé de porco
  • 2 unidades de orelhas de porco

Instruções

  • De véspera, deixe as carnes salgadas de molho em água.
  • No dia de fazer a feijoada, cozinhe o feijão em bastante água por 1 hora e ponha as carnes dessalgadas (já cortadas) numa panela e cubra com água para ferver.
  • Quando o feijão estiver cozido, junte as carnes que foram dessalgadas, a linguiça e o toucinho (todas as carnes já cortadas).
  • Cozinhe em fogo brando até engrossar.
  • Frite o alho e a cebola em óleo com meia concha do caldo do feijão e junte-os à feijoada.
  • Comece com um pouquinho e adicione mais se precisar.
  • Salgue a gosto.

Notas

A Feijoada é um prato que consiste em guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal, e que, hoje em dia, constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira. No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas. A feijoada completa, tal como a conhecemos, acompanhada de arroz branco, laranja em fatias, couve refogada e farofa, era muito afamada no restaurante carioca G. Lobo, que funcionava na rua General Câmara, 135, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O estabelecimento, fundado no final do século XIX, desapareceu em 1905, com as obras de alargamento da rua Uruguaiana. Com a construção da avenida Presidente Vargas, na década de 1940, esta rua desaparece por definitivo. Nos livros “Baú de Ossos” e “Chão de Ferro”, Pedro Nava descreve a feijoada do G. Lobo, elogiando aquela preparada pelo Mestre Lobo. Sobretudo, revela-se na presença do feijão-preto, uma predileção carioca. A receita contemporânea teria migrado da cozinha do estabelecimento G. Lobo para outros restaurantes da cidade, bem como para São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Bares e botequins das grandes cidades do Centro-Leste também a adotaram com sucesso. Mas ressalva Pedro Nava que é (…) “antes a evolução venerável de pratos latinos”.

Receita de Feijoada Tradicional

Rende 6 porções

A Feijoada é um prato que consiste em guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal, e que, hoje em dia, constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira.

Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas.

A feijoada completa, tal como a conhecemos, acompanhada de arroz branco, laranja em fatias, couve refogada e farofa, era muito afamada no restaurante carioca G. Lobo, que funcionava na rua General Câmara, 135, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O estabelecimento, fundado no final do século XIX, desapareceu em 1905, com as obras de alargamento da rua Uruguaiana. Com a construção da avenida Presidente Vargas, na década de 1940, esta rua desaparece por definitivo.

Nos livros “Baú de Ossos” e “Chão de Ferro”, Pedro Nava descreve a feijoada do G. Lobo, elogiando aquela preparada pelo Mestre Lobo. Sobretudo, revela-se na presença do feijão-preto, uma predileção carioca. A receita contemporânea teria migrado da cozinha do estabelecimento G. Lobo para outros restaurantes da cidade, bem como para São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Bares e botequins das grandes cidades do Centro-Leste também a adotaram com sucesso. Mas ressalva Pedro Nava que é (…) “antes a evolução venerável de pratos latinos”.

ingredientes

  • 1 quilo de feijão carioca (preto)
  • ½ quilo de carne seca
  • ½ quilo de costelinha de porco
  • 1 linguiça
  • 100 gramas de toucinho
  • Tempero de alho e cebola pronto de sua preferência
  • Sal a gosto
  • 1 pé de porco
  • 2 orelhas de porco

Modo de Preparo

  1. De véspera, deixe as carnes salgadas de molho em água.
  2. No dia de fazer a feijoada, cozinhe o feijão em bastante água por 1 hora e ponha as carnes dessalgadas (já cortadas) numa panela e cubra com água para ferver.
  3. Quando o feijão estiver cozido, junte as carnes que foram dessalgadas, a linguiça e o toucinho (todas as carnes já cortadas).
  4. Cozinhe em fogo brando até engrossar.
  5. Frite o alho e a cebola em óleo com meia concha do caldo do feijão e junte-os à feijoada.
  6. Comece com um pouquinho e adicione mais se precisar.
  7. Salgue a gosto.

Você vai adorar, Bom apetite

Siga nos em nossas redes Instagram e Pinterest se gostou contribua apoiando o site

Receitas-brasileiras

O site Receitas Brasileiras foi criado para informar seus leitores de forma simples e fácil receitas culinárias de qualidade tradicionais com foco na cultura Brasileira, envolvendo o leitor com experiencias de varias outras culturas pelo mundo.

View Comments

Recent Posts

Receita de Mini ovinhos de Páscoa recheados

Receita de Mini ovinhos de Páscoa recheados, aprenda com essa receita como fazer essa delicia…

5 horas ago

Receita de Strudel de Maçã

Receita de Strudel de Maçã, aprenda como fazer facilmente essa delicia de maçãs em sua…

6 horas ago

Receita de Sorvete Salgado de Tomate

Receita de Sorvete Salgado de Tomate, Receita diferente, fácil e pratica de fazer, aprenda como…

7 horas ago

Receita de Filé Mignon Suíno com Macarrão de Palmito

Receita de Filé Mignon Suíno com Macarrão de Palmito, aprenda como fazer um filé simples…

7 horas ago

Receita de Nutella Caseira

Receita de Nutella Caseira, Se tem uma coisa que todo mundo gosta, é a Nuttela.…

8 horas ago

Pastéis de Santa Clara (Portalegre)

Receita de Pastéis de Santa Clara (Portalegre), aprenda como fazer  Pasteis da cozinha alentejana

13 horas ago

This website uses cookies.