Receita de Marshmallow tipo Kopenhagen

Marshmallow tipo Kopenhagen, aprenda como fazer Marshmallow tipo Kopenhagen em sua casa, o mesmo Marshmallow para Nhá Benta.

Receita de Marshmallow tipo Kopenhagen

Marshmallow tipo Kopenhagen

Receitas-brasileiras
Receita de Marshmallow tipo Kopenhagen, aprenda como fazer Marshmallow tipo Kopenhagen em sua casa, o mesmo Marshmallow para Nhá Benta.
Como fazer Marshmallow tipo Kopenhagen
5 from 1 vote
Tempo De Preparação 10 minutos
Tempo Do Cozinheiro 20 minutos
Tempo Total 30 minutos
Curso Doces
Cozinha Brasileira
Porções 8
Calorias 280 kcal

Equipamento

  • Você vai precisar de um refratário

Ingredientes
  

  • 1 e ⅓ xícara de chá de açúcar (1 xícara e mais 1/3 dela!!!)
  • 1/4 xícara de chá de água
  • 3 unidades de claras de ovos grandes
  • 1/4 de colher de chá de cremor tártaro (você encontra este ingrediente, que nunca ouviu falar, mole mole em casas de produtos para festas, para confeitaria e essas lojinhas que vendem produtos a granel)
  • 1 de colher de chá de extrato de baunilha (se não encontrar o extrato, que é natural e extraído mesmo da baunilha, use a essência, que é química. Acho que uma colher do extrato equivaleria a 2 colheres de essência.)
  • 1/2 de colher de chá de extrato de amêndoas (mesma história, pode usar a essência se não encontrar o extrato. Só que esta essência não é tão fácil de encontrar quanto a de baunilha. Alguns supermercados vendem várias essências diferentes, normalmente da Dr. Oetker, mas isso não é muito comum.

Dica:

  • mesmo sem o sabor de amêndoa o resultado é incrível então não desanime se não tiver o ingrediente. Depois, fique de olho no mercado e, quanto encontrar, compre logo pra garantir em casa!)

Instruções
 

  • Será necessário bater o marshmallow em banho-maria, então o recipiente que você vai usar tem que ser resistente ao calor. Se não tiver um refratário fundo e grande para colocar sobre a panela, coloque então uma panela dentro da outra. Só tome cuidado porque, se for antiaderente, os batedores podem estragá-la!! Prefiro muito que você use um refratário, vale a pena comprar um daqueles redondos e fundos só para esta ocasião (eu garanto que vale!!!).
  • Ah, claro que a penela tem que ser grande, né? O banho-maria é na água, não é cozimento à vapor! O refratário precisa ficar dentro d’agua!
  • Encha a panela de água até a metade e ligue o fogão. Enquanto a água fica levemente fervente (com umas bolhinhas bem pequenas, sem borbulhar pra caramba), comece a fazer o marshmallow.
  • Coloque as claras dentro do recipiente que for usar e pegue a batedeira ou o mixer (na verdade esta etapa até pode ser feita na batedeira fixa, porque ainda não é em cima do fogão).
  • Comece batendo as claras. Vá acrescentando: o açúcar, a água e o cremor tártaro, até ficar espumoso (isso mesmo, parecendo uma espuma de barbear, rs!). Isso deve demorar um minutinho só.
  • Com a água já levemente fervente, leve o recipiente para dentro da panela, em cima do fogão.
  • Repare que estamos falando de algo perigoso que você precisa fazer com atenção: tem uma panela sobre a chama do fogão, cheia de água a 100°C e com uma vasilha sobre ela. Você tem uma das mãos segurando a batedeira e a outra se dividindo entre segurar a panela sem se queimar e regular a chama para a água não ficar borbulhando muito. Portanto, faça tudo com muita concentração!
  • Bata em velocidade alta por 12 minutos. Você vai ver que o marshmallow vai ficar cada vez mais encorpado e incrível! Controle-se para não ficar passando esse seu dedo sujo para lamber, porque sua mão não pode assumir mais uma função e ainda por cima ficar melada de baba.
  • Se você tiver um termômetro culinário (comprou para temperar o chocolate? Não me diga!), a temperatura do marshmallow deve atingir 71°C. Se não tiver um, ignore esta informação mas obedeça o tempo necessário que tudo vai dar muito certo.
  • Passados os 12 minutos, retire o refratário do fogão e coloque sobre um descanso térmico ou um pano seco (já falei sobre choque térmico no post sobre “refratários“, lembra?). Adicione os extratos (ou essências) e bata por mais 2 minutos até ficar bem homogêneo de novo.
Palavras-chave caseiro, doce, Kopenhagen, marshmallow, nhá benta, receita, teta de nega

Receita de Marshmallow tipo Kopenhagen

ingredientes

  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar (1 xícara e mais 1/3 dela!!!)
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 3 claras de ovos grandes
  • 1/4 de colher (chá) de cremor tártaro (você encontra este ingrediente, que nunca ouviu falar, mole mole em casas de produtos para festas, para confeitaria e essas lojinhas que vendem produtos a granel)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (se não encontrar o extrato, que é natural e extraído mesmo da baunilha, use a essência, que é química. Acho que uma colher do extrato equivaleria a 2 colheres de essência.)
  • 1/2 colher (chá) de extrato de amêndoas (mesma história, pode usar a essência se não encontrar o extrato. Só que esta essência não é tão fácil de encontrar quanto a de baunilha. Alguns supermercados vendem várias essências diferentes, normalmente da Dr. Oetker, mas isso não é muito comum.
  • Dica: mesmo sem o sabor de amêndoa o resultado é incrível, então não desanime se não tiver o ingrediente. Depois, fique de olho no mercado e, quanto encontrar, compre logo pra garantir em casa!)

Modo de Preparo

  1. Você vai precisar de um refratário
  2. Será necessário bater o marshmallow em banho-maria, então o recipiente que você vai usar tem que ser resistente ao calor. Se não tiver um refratário fundo e grande para colocar sobre a panela, coloque então uma panela dentro da outra. Só tome cuidado porque, se for antiaderente, os batedores podem estragá-la!! Prefiro muito que você use um refratário, vale a pena comprar um daqueles redondos e fundos só para esta ocasião (eu garanto que vale!!!).
  3. Ah, claro que a penela tem que ser grande, né? O banho-maria é na água, não é cozimento à vapor! O refratário precisa ficar dentro d’agua!
  4. Encha a panela de água até a metade e ligue o fogão. Enquanto a água fica levemente fervente (com umas bolhinhas bem pequenas, sem borbulhar pra caramba), comece a fazer o marshmallow.
  5. Coloque as claras dentro do recipiente que for usar e pegue a batedeira ou o mixer (na verdade esta etapa até pode ser feita na batedeira fixa, porque ainda não é em cima do fogão).
  6. Comece batendo as claras. Vá acrescentando: o açúcar, a água e o cremor tártaro, até ficar espumoso (isso mesmo, parecendo uma espuma de barbear, rs!). Isso deve demorar um minutinho só.
  7. Com a água já levemente fervente, leve o recipiente para dentro da panela, em cima do fogão.
  8. Repare que estamos falando de algo perigoso que você precisa fazer com atenção: tem uma panela sobre a chama do fogão, cheia de água a 100°C e com uma vasilha sobre ela. Você tem uma das mãos segurando a batedeira e a outra se dividindo entre segurar a panela sem se queimar e regular a chama para a água não ficar borbulhando muito. Portanto, faça tudo com muita concentração!
  9. Bata em velocidade alta por 12 minutos. Você vai ver que o marshmallow vai ficar cada vez mais encorpado e incrível! Controle-se para não ficar passando esse seu dedo sujo para lamber, porque sua mão não pode assumir mais uma função e ainda por cima ficar melada de baba.
  10. Se você tiver um termômetro culinário (comprou para temperar o chocolate? Não me diga!), a temperatura do marshmallow deve atingir 71°C. Se não tiver um, ignore esta informação mas obedeça o tempo necessário que tudo vai dar muito certo.
  11. Passados os 12 minutos, retire o refratário do fogão e coloque sobre um descanso térmico ou um pano seco (já falei sobre choque térmico no post sobre “refratários“, lembra?). Adicione os extratos (ou essências) e bata por mais 2 minutos até ficar bem homogêneo de novo.

Você vai adorar, Bom apetite

Siga nos em nossas redes Instagram e Pinterest se gostou contribua apoiando o site

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita