Daí que em Portugal seja comumente conhecido como arroz à valenciana e no Brasil como paelha valenciana — e popularizado por toda a Espanha (alastrando-se com uma grande quantidade de variações adaptadas ao ingredientes das diversas regiões da cozinha espanhola) e noutros países, convertendo-se numa referência da gastronomia espanhola.
É um guisado de arroz, carne e verduras preparado numa paella sobre fogo, seja um paeller ou um fogão. A receita é originária da marjal da Albufeira de Valência, na comarca natural da Ribeira do Júquer, a sul da cidade de Valência. È consumida em qualquer ocasião, especialmente quando se reúnem amigos ou famílias, sábados, domingos ou em feriados tradicionais e é considerado o prato típico do País Valenciano por excelência. Na Plana de Valência, o recipiente designa-se normalmente de paelló, e nalguns lugares arròs en paelló ao prato. Também se usa caldero na zona central de Valência.
O prato era inicialmente uma refeição singela que se confecionava com os quatro ingredientes à mão, para além do arroz: um pouco de carne de coelho, frango ou até pato, verduras (diferentes tipos de feijão — bajoques, fesols ou garrofons — e tomate), azeite, água, açafrão, caracóis e sal. Ao longo do tempo foi modernizando-se e entrou nas ementas dos restaurantes, onde é cozinhada com diferentes tipos de marisco como lavagante, gambas ou lagosta.
A sua internacionalização levou à criação de pratos que pouco têm que ver com o prato original valenciano.
Para evitar a confusão gerada por esta situação, um grupo de cozinheiros valencianos, encabeçados por Rafael Vidal e na qual se incluem as associações de restaurantes da província de Valência “Menjar i Viure” e a “Asociación Valenciana de Empresarios de Restaurantes” declararam a necessidade de oficializar uma única receita, e aplicar às restantes uma designação que não a de paelha valenciana.
Apesar da rejeição desta proposta, a Generalidade Valenciana também disponibiliza uma receita semelhante com o gentílico valenciano.
No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar.
Você vai adorar, Bom apetite
Siga nos em nossas redes Instagram e Pinterest se gostou contribua apoiando o site
Receita de Pão de Cenoura, aprenda com essa receita simples e fácil como fazer essa…
Receita de Lombinhos de Peixe com Molho de Natas, aprenda com essa receita simples e…
Receita de Bacalhau Recheado com Presunto, como fazer bacalhau em sua casa com recheio encorpado…
Receita de Bolo de Noz e Pinhão, aprenda com essa receita como fazer esse delicioso…
Receita de Enchiladas de Carne, aprenda como fazer simples e fácil a enchilada que é…
Receita de Pão Caseiro Fofinho, aprenda como fazer um pão fofinho caseiro, simples e fácil,…
This website uses cookies.
View Comments
delícia