Começa por juntar todos os sólidos, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento e mexe.
Agora á parte mede o leite, adiciona a essência de baunilha e os ovos, bate bem a mistura.
Agora vais deitar a mistura do leite em cima da mistura da farinha, tu agora vais fazer algo um pouco contra senso e misturar mal, tu queres uma massa cheia de grumos e mal misturada, nada de misturar bem ou usar batedeiras, mistura só o suficiente para criar uma massa.
Derrete a manteiga no micro-ondas ou fogão e deita esta sobre a mistura, outra vez dá só umas voltas com a colher de pau, não é preciso misturar bem, quanto mais mal misturado, melhor!
Numa frigideira grade ou frigideira rectangular grande (daquelas que cobrem vários bicos do fogão e podes fazer um monte de panquecas de cada vez) e anti-aderente, vais pôr um fio de óleo (um que não tenha sabor, tipo óleo de girassol, de soja ou amendoim) e meia colher de sopa de manteiga, deixa derreter, liga o fogão a médio (podes depois de fazer a primeira ver se tens de baixar ou aumentar o lume).
Quando tiver derretido, usa um pedaço de papel absorvente de cozinha e limpa a frigideira, assim tens a frigideira bem oleada mas sem excesso, depois usa esse mesmo papel para olear a frigideira entre panquecas.
Deita uma concha de massa na frigideira e garante que esta se espalha por igual, depois deixa cozinhar, quando começares a ver a massa borbulhar então está na altura de virar.
Usa uma espátula para ajudar e cozinhar a outra parte, não tenhas problemas com a ajuda da espátula vê como está por debaixo, tu queres bem dourada, depois de boa, tira, volta a olear com o papel absorvente e repete até já não teres mais massa.
Dicas: Panquecas podem servidas com praticamente todo o género de ingredientes doces ou salgados, desde mel, fruta, frutos secos, geleias, etc
View Comments
perfeito