Receita de Pão de ló de Alpiarça, aprenda com essa receita simples como fazer em sua casa essa delicia tipica, você vai adorar, anote a receita e prepare. O pão de ló (pré-AO 1990: pão-de-ló) também chamado de bolo esponjoso é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona que, em sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento ou xarope . Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna, em homenagem ao rei Fernando VI de Espanha. Em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride o de Arouca, Alpiarça Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado "pão de ló à brasileira", totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos. O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake. Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita de pão de Castela que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera. Como fazer Pão de ló de Alpiarça
Bater bem as gemas e claras com o açúcar durante pelo menos uns 20 minutos até se tornar num creme homogêneo.
Depois junta-se a farinha e uma pitada de sal bate-se um pouco mais.
Deita-se a mistura numa forma untada e leva-se a um forno pré-aquecido a 180C, agora é importante vigiar porque tu queres um bolo que fique ligeiramente mal cozido (mas não cru), para quando cortares ele escorre um pouco.
Notas
A origem do pão de ló original e entre a metade de 1700 quando o cozinheiro genovês Giobatta Carbona, foi enviado a Espanha pelo marquês Domenico Pallavicino (nomeado embaixador em 1747 pelo rei da Espanha Fernando IV) que em ocasião de um banquete presenteia ao rei espanhol com um bolo extremamente leve que leva o nome de Pan di Spagna em homenagem à corte espanhola de época. A inovação dessa receita se deve justamente pelo modo de preparo da massa que era rica de ovos e preparada a frio, onde todos os ingredientes são adicionados em um recipiente e depois cozinhado em banho maria. Com os anos, essa técnica de preparação foi abandonada.
O pão de ló (pré-AO 1990: pão-de-ló) também chamado de bolo esponjoso é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona que, em sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento ou xarope .
Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna, em homenagem ao rei Fernando VI de Espanha.
Em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride o de Arouca, Alpiarça
Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado “pão de ló à brasileira”, totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos.
O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake.
Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita de pão de Castela que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera.
Receita de Pão de ló de Alpiarça
Ingredientes
Farinha – 150 gr
Açúcar – 300 gr
Gema – 14
Clara – 4
Sal – Uma pitada
Modo de Preparo
Bater bem as gemas e claras com o açúcar durante pelo menos uns 20 minutos até se tornar num creme homogêneo.
Depois junta-se a farinha e uma pitada de sal bate-se um pouco mais.
Deita-se a mistura numa forma untada e leva-se a um forno pré-aquecido a 180C, agora é importante vigiar porque tu queres um bolo que fique ligeiramente mal cozido (mas não cru), para quando cortares ele escorre um pouco.
A origem do pão de ló original e entre a metade de 1700 quando o cozinheiro genovês Giobatta Carbona, foi enviado a Espanha pelo marquês Domenico Pallavicino (nomeado embaixador em 1747 pelo rei da Espanha Fernando IV) que em ocasião de um banquete presenteia ao rei espanhol com um bolo extremamente leve que leva o nome de Pan di Spagna em homenagem à corte espanhola de época.
A inovação dessa receita se deve justamente pelo modo de preparo da massa que era rica de ovos e preparada a frio, onde todos os ingredientes são adicionados em um recipiente e depois cozinhado em banho maria. Com os anos, essa técnica de preparação foi abandonada.
Você vai adorar, Bom apetite
Receitas-brasileiras
O site Receitas Brasileiras foi criado para informar seus leitores de forma simples e fácil receitas culinárias de qualidade tradicionais com foco na cultura Brasileira, envolvendo o leitor com experiencias de varias outras culturas pelo mundo.