Receita de Pé de Moleque, aprenda como fazer o famoso pé de moleque que é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura. Pé de Moleque é extremamente popular no Brasil. A cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional pé de moleque mineiro, a qual tem como lema ser a capital nacional do pé de moleque. Piranguinho ainda tem se destacado no cenário nacional, através festa do maior pé de moleque do mundo, que já faz parte do calendário cultural de festividades do município. Como fazer Pé de Moleque
Curso Doces
Cozinha Brasileira
Palavras-chave amendoim, caseiro, doce, pé de moleque, receita
Tempo De Preparação 20 minutosminutos
Tempo Do Cozinheiro 20 minutosminutos
Tempo Total 40 minutosminutos
Porções 12
Calorias 280kcal
Autor Xtudoreceitas
Ingredientes
1xícara de chá de açúcar
2xícaras de melado de cana
1colheres de sopa demanteiga
1colheres de sopa degengibre ralado
¼xícara de chá de água
½kg deamendoim torradosem pele
Instruções
Leve ao fogo o açúcar, o melado, a manteiga, o gengibre e a água.
Deixe ferver até ficar em ponto de bala mole (pingue um pouco em um prato com água fria; aperte com a ponta dos dedos, se formar uma ‘bala mole’ está no ponto).
Junte o amendoim e vá mexendo sem parar, até aparecer o fundo da panela.
Retire do fogo e bata bem.
Despeje em mármore untado e corte em losangos.
Notas
O pé de moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martim Afonso de Sousa. Nas regiões sul e sudeste do Brasil, o pé de moleque é um doce bastante relacionado às culturas caipira “QUEBRA DENTES” e na versão açoriana com mel de abelhas, mais delicado, e também mais caro, devido ao preço do mel de abelhas, e se relaciona ao pé de um moleque. Em outras regiões do Brasil, o doce sofre variações, com mistura da GARAPA AO MEL DE ABELHAS, nos ingredientes de sua fórmula. Na região nordeste do Brasil, em estados como Pernambuco e Alagoas, o pé de moleque é um bolo que faz parte da culinária junina, sempre que possível triturado ou servido na forma líquida, devido a GARAPA, ele também pode ser feito na base de massa de macaxeira acrescido de outros ingredientes como café, castanha, cravo, erva-doce entre outros,(em forma de bolo) sempre com o objetivo de quebrar a resistência da GARAPA. Este pé de moleque é preparado com massa puba (massa de macaxeira que passou pelo processo de fermentação), açúcar, ovos, manteiga ou margarina, coco ralado e leite. Após serem misturados todos os ingredientes, a massa é colocada em porções geralmente ao comprido e enrolada na folha verde da bananeira, e em seguida é assada no forno. Finalmente, deve ser diferenciado de outros doces similares mas que não usam os mesmos ingredientes ou métodos tradicionais como a paçoca doce (que não é cozida), o gibi, o doce de leite com amendoim, o pé de moleque branco (que utiliza bicarbonato de sódio), etc.
Pé de Moleque é extremamente popular no Brasil. A cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional pé de moleque mineiro, a qual tem como lema ser a capital nacional do pé de moleque. Piranguinho ainda tem se destacado no cenário nacional, através festa do maior pé de moleque do mundo, que já faz parte do calendário cultural de festividades do município.
Receita de Pé de Moleque
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras de melado de cana
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de gengibre ralado
¼ xícara (chá) de água
½ kg de amendoim torrado, sem pele
Modo de Preparo
Leve ao fogo o açúcar, o melado, a manteiga, o gengibre e a água.
Deixe ferver até ficar em ponto de bala mole (pingue um pouco em um prato com água fria; aperte com a ponta dos dedos, se formar uma ‘bala mole’ está no ponto).
Junte o amendoim e vá mexendo sem parar, até aparecer o fundo da panela.
Retire do fogo e bata bem.
Despeje em mármore untado e corte em losangos.
Observações
O pé de moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martim Afonso de Sousa.
Nas regiões sul e sudeste do Brasil, o pé de moleque é um doce bastante relacionado às culturas caipira “QUEBRA DENTES” e na versão açoriana com mel de abelhas, mais delicado, e também mais caro, devido ao preço do mel de abelhas, e se relaciona ao pé de um moleque. Em outras regiões do Brasil, o doce sofre variações, com mistura da GARAPA AO MEL DE ABELHAS, nos ingredientes de sua fórmula. Na região nordeste do Brasil, em estados como Pernambuco e Alagoas, o pé de moleque é um bolo que faz parte da culinária junina, sempre que possível triturado ou servido na forma líquida, devido a GARAPA, ele também pode ser feito na base de massa de macaxeira acrescido de outros ingredientes como café, castanha, cravo, erva-doce entre outros,(em forma de bolo) sempre com o objetivo de quebrar a resistência da GARAPA.
Este pé de moleque é preparado com massa puba (massa de macaxeira que passou pelo processo de fermentação), açúcar, ovos, manteiga ou margarina, coco ralado e leite.
Após serem misturados todos os ingredientes, a massa é colocada em porções geralmente ao comprido e enrolada na folha verde da bananeira, e em seguida é assada no forno.
Finalmente, deve ser diferenciado de outros doces similares mas que não usam os mesmos ingredientes ou métodos tradicionais como a paçoca doce (que não é cozida), o gibi, o doce de leite com amendoim, o pé de moleque branco (que utiliza bicarbonato de sódio), etc.
O site Receitas Brasileiras foi criado para informar seus leitores de forma simples e fácil receitas culinárias de qualidade tradicionais com foco na cultura Brasileira, envolvendo o leitor com experiencias de varias outras culturas pelo mundo.
View Comments
Perfeito