Peedan Ovo “podre” comestível

Iguaria chinesa é servida como petisco; conheça, O “peedan”, conhecido como ovo milenar, é um prato típico da culinária chinesa, em que o ingrediente é preparado numa conserva de argila, cal, amido de arroz, sal e cinzas por 100 dias.

Também conhecido como o “ovo de mil anos”, o Peedan é um prato que surgiu da necessidade de preservar alimentos em tempos de escassez. Ou seja, trata-se de ovos de pato, ganso, codorna ou galinha conservados em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e chá preto por várias semanas ou meses. Como resultado, temos ovos de sabor e aroma extremamente forte, que apresentam gema de textura cremosa e coloração esverdeada e clara de tom marrom translúcido. 

Peedan é uma iguaria típica da culinária chinesa, também conhecida como ovo milenar ou ovo centenário. O prato, que é servido como aperitivo, daqueles que são degustados com uma cerveja, “viralizou” nas redes sociais. O motivo? Sua aparência pouco apetitosa e modo de preparo inusitado.

O preparo do ovo milenar consiste na conserva do ovo – que pode ser de galinha, codorna, pato ou ganso – em argila, cal, amido, sal e cinzas, que deve ficar embalado nessa mistura por 100 dias. Depois desse processo, ele está pronto para ser consumido cru e, de preferência, acompanhado de molhos picantes.

Na internet, influenciadores digitais experimentam a iguaria e falam sobre suas características, que lembram um ovo “podre”. O ovo assume uma textura gelatinosa, mas o que chama atenção mesmo é sua coloração escura: a clara ganha um tom marrom escuro; já a gema, mais cremosa, é esverdeada.

Você vai adorar, Bom apetite

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *