Limpa e lava toda a fruta, toma cuidado de escolher se alguma da fruta não estiver em condições (frutos vermelhos são sensíveis e tendem a estragar com facilidade).
Começa por criar um xarope de açúcar, levando um tacho ao lume com 375 ml de água e as 200 gr de açúcar, deixa ferver mexendo sempre e deixa cozinhar por uns 10 a 15 minutos.
Reduz 200 gr framboesas (vais deixar 100 gr de parte) com as 25 gr de açúcar em pó, passa o puré por um passador.
Adiciona o puré de framboesas no xarope quente de açúcar e deixa ferver por uns instantes, depois junta as restantes frutas excepto as framboesas que puseste de parte e deixa cozinhar por uns 2 minutos, toma cuidado queres que os frutos fiquem inteiros e não esmagados.
Retira do lume e junta as restantes framboesas, agora deita tudo por uma escumadeira, queres separar o caldo dos restantes frutos, guarda e deixa arrefecer o xarope.
Agora vais tirar a crosta da fatias de pão de forma, podes fazer este doce numa grande tigela de vidro (ou cerâmica), ou em pequenas.
Dependo de onde queres fazer vais cortar e moldar o pão de forma para cobrir o fundo, os lados e o topo, começa por barrar as formas que fores usar com manteiga, depois vai cortando o pão ás medidas, mergulha no xarope e dispõe a volta da forma.
Depois de feito o fundo e lados, deita a mistura de frutas até encher quase totalmente, mergulha a tampa também em xarope e fecha a forma.
Agora põe um tabuleiro ou prato por debaixo (para apanhar algum xarope que possa escorrer) e põe algo a fazer peso por cima da forma ou formas (algo como um pequeno prato com uma lata de tomates por cima), fazes isso para solidificar o pudim, leva ao frigorífico de um dia para outro.
Serve sozinho, com açúcar polvilhado e hortelã, com gelado de baunilha ou chantily também fica delicioso.