Misture os 2 envelopes de fermento biológico com 2 colheres de açúcar cristal.
Dissolva a mistura em meia xícara de leite morno, adicione 5 colheres de farinha de trigo e reserve.
Não há necessidade de deixar dobrar, enquanto isso separe todos os outros ingredientes.
Em seguida, adicione o leite restante, a água, o açúcar cristal, o sal, os ovos já batidos como para omelete, a nata ou óleo ou manteiga, misture bem com uma colher de pau, ou com garfão de churrasco.
Adicione aos poucos a farinha de trigo. Importante não sove a massa.
Quando a massa ficar pesada demais para mexer com a colher de pau, ou garfão, mas ela ainda estará bem mole e grudando muito, coloque a farinha e mexa com as mãos, mas lembre-se não sove a massa.
Ela estará no ponto de enrolar quando não estiver grudando muito nas mãos, mas ainda estará meio mole, não tendo condições de cilindrar, este é o ponto.
Abra a massa em pequenos pedaços usando sua mão como medida, você abrirá a massa na palma da sua mão.
Como se fosse um rissoles recheie com a mistura do achocolatado com açúcar cristal, mais ou menos meia colher das de sobremesa.
Feche a massa como um rissoles e depois una as pontas, no formato de uma coxinha, bata a ponta na farinha de trigo e coloque em uma forma funda! Importante, não unte a fôrma.
Faça o mesmo com todo o restante da massa colocando as bolinhas uma bem perto da outra, coloque o forno para aquecer enquanto enrola as rosquinhas, quando terminar toda a massa pincele com a gema e o leite e polvilhe açúcar cristal por cima.
Asse em forno médio alto até dourar. O chocolate derrete e fica cremoso por dentro de toda a rosca, para servir retire as
bolinhas delicadamente.
Pode servir com manteiga, requeijão cremoso ou simplesmente sozinho.