Num processador de alimentos, coloque os feijões inteiros e crus, e bata por alguns segundos, apenas para quebrar os grãos, sem deixar virar uma farinha.
Transfira os feijões para um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por, no mínimo, 12 horas. Mexa os feijões com uma colher e retire as cascas que sobem à superfície com uma peneirinha. Repita este procedimento várias vezes. Em seguida, lave os feijões sob água corrente.
Descasque 5 cebolas e corte-as em cubos grandes.Preserve uma cebola inteira e com casca.
Num processador, bata os feijões e as cebolas cortadas por 3 minutos, ou até obter uma pasta lisa e uniforme. Tempere com sal e bata novamente. Transfira a pasta do processador para uma panela grande e funda.
Com uma colher de pau, bata a massa até que triplique de volume. Este processo é demorado, mas importantíssimo para a fermentação.
Numa panela média, coloque o óleo, o azeite de dendê e a cebola com a casca e leve ao fogo alto para aquecer.
Modele os acarajés com duas colheres de sopa: passe a massa de uma colher para a outra até ganhar o formato de bolinho.
Frite os bolinhos no óleo bem quente por 3 minutos de cada lado. Durante o processo, regule a temperatura do óleo abaixando ou subindo a chama do fogo conforme necessário para não queimar os bolinhos.
Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque num prato com várias camadas de papel-toalha.
Corte os bolinhos ao meio e recheie com vatapá. Coloque o camarão seco dentro do acarajé, feche e sirva a seguir.
O Acarajé e o Vatapá é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira, o Acarajé é feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá e caruru (todos estes, também pratos típicos da culinária da África e cozinha da Bahia).