Receita de Arroz Carreteiro de Carne ao Perfume de Cachaça, Comumente chamado simplesmente de "carreteiro", o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira.Como fazer Arroz Carreteiro de Carne ao Perfume de Cachaça
3 unidades detomates vermelhos cortados em cubinhos
1unidades demolho de manjerona fresca picada
1unidades demolho de salsinha picada
4unidades deovos de galinha cozido no ponto duro
1unidades depimenta dedo-de-moça fresca inteira
4unidades depães francês frescos
Sal a gosto
Instructions
Aqueça uma panela e coloque o óleo vegetal, refogue e a folha de louro, a cebola picadinha até que fique levemente dourada, junte o alho e cozinhe até que seu aroma se desprenda.
Adicione a carne cortada em guisado, a manjerona, os tomates e cozinhe por mais uns 3 minutos.
Misture o tablete de caldo de carne e com ajuda de uma colher mexa até dissolver, regue com a cachaça e ferva para que o álcool evapore, tempere com sal e a pimenta-do-reino moída na hora.
Complete com a medida de água conforme instrução de embalagem do Arroz Pilecco, adicione a pimenta dedo-de-moça e deixe levantar fervura, prove os temperos e ajuste se julgar necessário.
Cozinhe o arroz de carreteiro por 25 minutos.
Sirva guarnecidos pelo ovo cozido picado, a salsinha, azeite de oliva, queijo ralado e pão fresco.
Notes
Arroz Carreteiro de Carne ao Perfume de Cachaça, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz .Trata-se de um prato simples que por sua simplicidade podia ser preparado pelo viajante solitário, que comeria um churrasco (que é feito de carne fresca) somente em um paradouro, o que conseguia fazer somente depois de muitos dias de viagem.