Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme bem cremoso.
Acrescente os ovos e bata bastante. Não, não canse de bater. Você vai ver que a emulsão dos ovos vai ajudar muito o bolo ficar bem fofo.
Acrescente o café e o iogurte e continue a bater. Não estranhe se, ao acrescentar o iogurte, a mistura tenha uma aparência de “leite talhado”. Isso nada mais é do que uma reação de temperatura. O iogurte gelado vai se agregar à manteiga, e por isso vai parecer talhado.
Depois isso se ajusta no forno. Mas procure adicionar o iogurte e o café e bater bem.
Peneire os ingredientes secos – isso também ajuda a separar as partículas de farinha e cacau e permitir que entre mais ar em sua receita.*
Junte os ingredientes secos peneirados à mistura de açúcar, ovos, iogurte e café, acrescente a essência de baunilha e o fermento e misture bem.
Essa etapa deve ser feita de maneira rápida e suavemente, porque senão todo o trabalho que você teve em aerar a massa será perdido.
Se tiver coragem, pode fazer isso com as mãos para sentir onde tem bolotinhas de farinha, sem precisar ficar mexendo e mexendo com um fouet.
Leve ao forno em temperatura máxima, em forma untada, até que o bolo cresça e, em seguida, abaixe a temperatura do forno, para que a massa “cozinhe”.
Deixe assar até que, colocando um palito na massa, ele saia seco e limpinho.