Receita de Frango à Kiev Quieve, aprenda como fazer o famoso frango russo simples e fácil (em russo: Котлета по-киевски) um prato muito fácil e conhecido, tradicional das culinárias russa e ucraniana.
2unidades defilés de peitos de frango sem osso +/- 400 g
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
30gramas demanteiga de ervas+/- 1 colher de sopa
farinha de trigo
3unidades deovos batidos
6fatias de pão de forma integral ralado 180 g
¼xícara de chá de azeite
Para fazer a manteiga de ervas
150gramas demanteiga em temperatura ambiente
2colheres de sopa desalsinha bem picadinha
½colher de sopa dealecrim picadinho
½colher de sopa detomilho picadinho
Instruções
Com uma faca, corte 2 filés de peitos de frango sem osso no sentido do comprimento, sem separar as metades.
Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
No meio de cada metade de filé, coloque 15 g de manteiga de ervas, dobre os peitos de frango escondendo bem a manteiga.
Em seguida, passe os filés na farinha de trigo, em 3 ovos batidos e, em seguida, em 6 fatias de pão de forma integral ralado.
Em uma frigideira com ¼ xícara (chá) de azeite, doure os peitos de frango (já empanados) por 1 minuto de cada lado.
Retire do fogo e transfira-os para uma grade sobre uma assadeira e leve ao forno alto pré-aquecido a 200°C, por 10 minutos.
Retire do forno e sirva em seguida.
Para fazer a manteiga de ervas
Em uma tigela, amasse 150 g de manteiga em temperatura ambiente junto com 2 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha, ½ colher (sopa) de alecrim picadinho e ½ colher (sopa) de tomilho picadinho até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
Forme um rolinho e embrulhe em um papel filme.
Vá usando esta manteiga para dar sabor a grelhados, purê de batata, macarrão e torradas.
Notas
Simples o prato consiste em peito de frango desossado e recheado, para então ser frito ou cozido.O frango pode ser recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo, entre outros ingredientes.Este é um prato popular feito com o peito de frango, que é recheado com manteiga e ervas finas, e pode ser servido empanado, frito ou assado. A receita é considerada típica da Ucrânia, cuja capital é Kiev - por isso o nome, que remete à Rússia Czarista.O Frango à Kiev foi, por um bom tempo, um dos pratos mais sofisticados nos cardápios, e dava um toque de elegância aos eventos chiques da região.Já outra vertente de historiadores afirma que o prato não tem origem russa e, sim, francesa. E que a Imperatriz Elizabeth Petrovna (1741-1762) da Rússia gostava tanto da culinária francesa que contratava cozinheiros franceses ou enviava os seus cozinheiros russos para aprender a culinária típica do país europeu.