Course Carnes
Cuisine Brasileira
Keyword carnes, mirandesa, nordestina, posta, salgado
Prep Time 20 minutes minutes
Cook Time 20 minutes minutes
Total Time 40 minutes minutes
A lenha utilizada não deve ser de madeiras resinosas (ex: pinheiro). Para produzir as brasas aconselha-se a lenha proveniente de fruteiras (ex: videira) e a generalidade das folhosas (ex: carvalho). Como alternativa, utilize carvão vegetal.
Nunca utilize uma grelha que tenha servido anteriormente para grelhar peixe sem que esteja muito bem lavada e queimada pelo calor do grelhador, para evitar a alteração do gosto e aroma da carne.
Não deve usar produtos químicos inflamáveis para acender a lenha ou o carvão. A razão deste procedimento reside no facto de esses produtos libertarem substâncias que vão alterar negativamente o gosto, o aroma e a qualidade da carne, além de serem prejudiciais à saúde.
Na impossibilidade de utilizar um fogareiro ou lareira, a posta pode ser confeccionada num grelhador eléctrico a temperatura elevada.
A Carne Mirandesa é comercializada em duas categorias, vitela e novilho.
Vitela
É proveniente de animais, com idade compreendida entre os 6 e os 8 meses de idade, de ambos os sexos, que permanece com a mãe durante esse período.
A carne procedente destes animais apresenta uma cor rosa claro, com uma gordura de cor branca e distribuição homogénea, com grão fino, consistência firme, ligeiramente húmida.
Novilho
Esta carne é proveniente de animais recriados, após o desmame, cujo o abate se processa entre os 10 o 18 meses, de ambos os sexos.
A carne destes animais apresenta uma cor vermelha clara, consistência firme, ligeiramente úmida e moderada gordura intramuscular.
Os animais que produzem a Carne Mirandesa são obrigatoriamente de Raça Mirandesa, pelo que têm que estar inscritos no Livro Genealógico da Raça.
Para garantir a genuinidade da Carne Mirandesa criou-se um sistema de controlo e certificação que visa assegurar a rastreabilidade da Carne Mirandesa.